sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia da Mulher!






Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher. A arte sempre realçou a figura feminina. E nada melhor do que elas – as obras de arte – para fazer uma homenagem a elas – as mulheres.

Dia 08 de Março é o Dia Internacional da Mulher e em vários países esta data marca o espaço que as mulheres vêm conquistando a duras penas na sociedade.  Tem sido uma longa e sofrida trajetória! Já evoluímos muito, mas ainda há muito mais a evoluir.  E olhar para a mulher e sua condição atual na sociedade, neste dia, e em todos os outros dias do ano também, faz parte deste processo!

Selecionamos algumas das mais belas e famosas obras de arte em que a figura feminina foi retratada. Diferentes artistas, diferentes épocas e estilos, mas sempre a mulher em destaque. A mulher sempre foi e sempre será uma fonte de inspiração na arte. E muitas outras são fonte de inspiração para a vida.

Vamos às obras e aos seus artistas!


Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli

O Nascimento de Vénus (1484 – 1486) é uma das obras mais famosas do pintor italiano Sandro Botticelli. A pintura mostra a Vénus surgindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. Abaixo, duas imagens, uma da Vênus em detalhe e da obra completa. É uma obra clássica e retrata a figura feminina com nuances de pureza, delicadeza e suavidade.

Aqui vai uma curiosidade sobre esta obra. O Nascimento de Vênus foi uma pintura revolucionária para o seu tempo, por ser a primeira obra de grande porte renascentista a tratar um tema laico e mitológico, abrindo mão dos temas sacros. Por isso, chega a ser surpreendente que o quadro tenha escapado da ira sagrada do monge beneditino Savonarola, que consumiu outras tantas obras de Botticelli porque, segundo ele, teriam ‘influências pagãs’. Ainda bem que o monge deixou esta linda pintura intocada. A obra está na Galleria degli Uffizi, em Florença, Itália.




                 






Monalisa – Leonardo Da Vinci

Mona Lisa (1503) também conhecida como A Gioconda é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. É considerado o quadro mais famoso e um dos mais valiosos do mundo. Leonardo levou quatro anos para pintar esta obra.  Mona Lisa está atualmente em exposição numa sala com segurança máxima no Museu do Louvre.

                     




Mulher com sombrinha – Claude Monet

Mulher com Sombrinha (1875) está entre os quadros mais famosos do pintor impressionista Claude Monet. Esta obra pertence a uma série de pinturas de Monet durante os Verões 1875 e 1876 e que representam o jardim da sua nova casa em Argenteuil. A sua primeira esposa Camille e o seu filho Jean (que teria aproximadamente 8 anos) serviram de modelo para a obra.  O pintor utiliza um técnica própria do impressionismo para reproduzir a imagem de uma caminhada com sua família nos arredores de sua residência.  A luz é um dos itens utilizados em pinturas impressionistas, com a utilização de um jogo de sombras e da perspectiva.


           




O Retrato de Adele Bloch-Bauer I – Gustav Klimt

O Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1905), de Gustav Klimt.  Este quadro teve uma longa história e, além de sua beleza, ficou famoso por isso.  A obra foi roubada pelos nazistas e depois de um processo judicial foi para a herdeira da Adele, que vive nos Estados Unidos.  Esta história está no filme ‘A dama dourada’.

De acordo com relatórios jornalísticos, foi vendida em 135 milhões de dólares a Ronald Lauder, proprietário da Neue Galerie em Nova Iorque, em junho de 2006, o que o tornou a segunda pintura de maior valor de todo o mundo até aquela data. A obra é exibida na supradita galeria desde julho de 2006. Acho lindo!






Autorretrato com Bonito – Frida Kahlo

A artista mexicana Frida Kahlo conquistou grande reconhecimento internacional. Entre suas obras mais famosas estão os autorretratos. Grande parte da sua obra traduz seu sofrimento físico e emocional. Seu trabalho tem influencias do realismo europeu e da cultura mexicana. Abaixo, a foto do Autorretrato com Bonito (1941).  Bonito é o papagaio.


             




Jeanne Hebuterne com chapéu e colar – Amedeo Modgliani

Apesar de estar fora da ordem cronológica, deixei para o final esta obra do artista italiano Modigliani. Adoro suas pinturas! Tornou-se célebre sobretudo por pintar nus feminino e retratos caracterizados por rostos e pescoços alongados! Entretanto, sua principal marca foram os ‘olhos de Modigliani’. Ele pintava, na maioria das vezes,  olhares vazios ou apenas borrões.

As principais obras dele são retratos de Jeanne, a mulher com quem viveu uma linda e dramática história de amor. Ele começou a pintá-la como se seus olhos estivessem fechados ou não existissem e lhe prometeu que apenas pintaria seu olhar, quando conhecesse sua alma. Antes de morrer, Modigliani venceu um concurso de pintores (disputando com ninguém menos que Picasso). O quadro era O ‘Retrato de Jeanne Hebuterne (1917)’ e foi a primeira vez que ele pintou os olhos da esposa.
Em 2010, a tela de Modigliani, ‘Jeanne Hebuterne com chapéu’ foi vendido por US$ 19,1 milhões.

Infelizmente, este grande gênio da arte morreu jovem, aos 35 anos, sem ter alcançado o sucesso profissional e financeiro.

Amo esta história, esta linda obra de arte, que traduz tão bem sua sensibilidade!


                



Fonte: Decoranea, Blog


(JA, Mar19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário