terça-feira, 26 de março de 2019

Artesanato português contemporâneo ganha exposição em São Paulo



Artesanato português contemporâneo é destaque em exposição em São Paulo


O artesanato português é reconhecido internacionalmente por sua tradição e qualidade, mas carrega muitas vezes o estigma de ser antiquado e pouco atraente para as novas gerações.

Uma exposição em São Paulo, no entanto, quer desfazer esta imagem, apresentando trabalhos modernos e criativos elaborados atualmente por artesãos lusitanos.
A mostra ‘Portugal Manual: o artesanato em transformação’, fica em cartaz entre os dias 23 e 27 de março no Consulado de Portugal na capital, e depois segue para o shopping Morumbi, onde permanece entre os dias 28 de março e 7 de abril.

Na exposição, é possível conhecer mais de 25 marcas que atualizam as tradicionais artes portuguesas, com elementos que vão desde a cortiça e a madeira, até ouro e cerâmica.

‘É difícil escolher um trabalho favorito, são todos muito especiais’ diz a curadora da exposição, Filipa Belo, portuguesa radicada em Brasília.

‘O novo artesão [português] está mais virado para o design. Há ofícios que estão a ficar obsoletos, mas eles fazem encontros dessas antigas técnicas com o moderno design do produto’, completa.

Entre as peças apresentadas, há desde móveis até roupas.
As peças da Sugo revisitam um dos materiais portugueses mais conhecidos dos brasileiros, a cortiça.

Artesãos da Sugo unem cortiça com técnicas de tecelagem em peças inovadoras


Uma das marcas mais surpreendentes é A Capucha, que deu uma pegada fashion às tradicionais capas lusitanas.


A Capucha: marca dá toque fashion à capa tradicional portuguesa


Segundo a curadora, a seleção de peças privilegia artistas que voltaram às raízes e ousaram apostar numa produção artesanal de qualidade, recuperando materiais tradicionais para criarem peças contemporâneas e desenvolvendo uma produção em pequena escala mas com recurso a tecnologias contemporâneas, numa perspectiva empreendedora que promove um consumo sustentável.


Serviço
“Portugal Manual: o artesanato em transformação”
De 28 de março a 7 de abril
Morumbi Shopping, Casa Manual, no piso térreo
Av. Roque Petroni Júnior, 1089
Grátis






Fonte: Giuliana Miranda   |   FSP



(JA, Mar19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário