segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Inferno de Dante, versão ilustrada e interativa


Estúdio italiano de design elaborou visualização para tornar obra acessível para um público maior


ILUSTRAÇÃO RETRATA ANTESSALA E OS NOVE CÍRCULOS DO INFERNO DESCRITOS NA OBRA DE DANTE 

Em abril de 2018, um jornal italiano noticiou que o Papa Francisco havia negado a existência do inferno. A afirmação havia sido feita em um encontro privado com o cofundador do jornal La Repubblica, Eugenio Scalfari. Rapidamente, o Vaticano veio a público negar que o papa tivesse feito tal declaração. E confirmou que, sim, o inferno existe. Pelo menos para a doutrina católica.
Acreditando ou não na existência do inferno, ninguém nega a importância cultural de uma das mais famosas descrições do lugar para onde descem ‘aqueles que morrem em um estado de pecado mortal’. Publicado no século 14, o ‘Inferno’, do italiano Dante Alighieri, é uma das três partes de seu épico poema ‘A Divina Comédia’ (as outras duas são ‘Purgatório’ e ‘Paraíso’), considerado um marco literário do final da Idade Média.
Um estúdio italiano de design e comunicação visual elaborou uma versão ilustrada e interativa do Inferno, conforme descrito por Dante. O objetivo é tornar a obra acessível para um público maior. Além da visualização digital, foi produzida também uma versão em papel.

DETALHE DA VISUALIZAÇÃO MOSTRA LUCIFER, NA PARTE MAIS PROFUNDA DO INFERNO


A ilustração traz um corte transversal do Inferno, mostrando a antessala e os nove círculos descritos na obra de Dante. A visualização relaciona cada área com a parte do poema do autor italiano. Identifica também que tipo de pecador está designado para cada círculo: dos indecisos, que não fazem nem bem nem mal com medo de se prejudicar pessoalmente, aos traidores, os que ficam no círculo mais próximo de Lúcifer.
Por toda a ilustração, é possível clicar em personagens para ler o trecho do poema em que aparecem. A visualização está disponível em italiano e inglês.

Visão do inferno

A descrição do inferno feita por Dante é tão influente quanto a da Bíblia. Diversos pintores, como Botticelli e Salvador Dalí, retrataram o inferno com base no cenário imaginado pelo autor italiano.
‘A Divina Comédia’ foi publicada em 1320. O poema contém 14.233 linhas. Dante era um burocrata de Florença, que tinha como ambição se tornar um boticário. Na época, livros eram vendidos nesse tipo de estabelecimento em Florença.
No livro, o protagonista, também chamado Dante, recebe em sonho a visita do poeta romano Virgílio. Este o conduz a uma viagem pelos três reinos dos mortos, começando pelo inferno, passando pelo purgatório e terminando no paraíso.
No inferno, os condenados recebem castigos de acordo com seu pecado: aqueles que cometeram fraudes têm a parte de cima do corpo enterrada, restando-lhes balançar freneticamente as pernas no ar.

Fonte: Camilo Rocha  |  =Nexus

(JA, Jan19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário