The Gross Clinic, 1875 |
Um dos pintores
realistas estadunidenses mais importantes do século 19. Trabalhou à margem dos
estilos europeus contemporâneos, convertendo-se no primeiro artista importante
depois da Guerra Civil estadunidense (1861-1865), ao realizar uma obra profunda
e cheia de força, extraída diretamente da experiência de vida em seu país.
Nasceu na Filadélfia,
em 25 de julho de 1844, e estudou na Academia de Belas Artes da Pensilvânia, de
1861 a 1866. Ao mesmo tempo estudava anatomia na Escola de Medicina Jefferson,
o que o levou a sentir uma grande interesse, durante toda a sua vida, pelo
realismo científico.
Eakins viveu
três anos em Paris, de 1866 a 1869, onde estudou na Escola de Belas artes. Recebeu
grande influência das obras dos mestres do século 17, em particular de Rembrandt,
José de Ribera e Diego Velázquez, que o impressionaram pelo seu realismo e penetração
psicológica. Em 1870, regressou à Filadélfia onde haveria de passar o resto de
sua vida. Os quadros de Eakins mostram cenas e pessoas cotidianas da Filadélfia,
sobretudo de sua vida familiar e da de seus amigos.
Colocou em
prática suas inclinações científicas em obras com barcos a vela, remeiros e
temas de casa, nos quais demonstrava a anatomia do corpo humano em movimento. Pintou
vários quadros com cenas que transcorriam em hospitais, de grande tamanho e
força expressiva, entre os quais se destaca o ‘A Clinica Gross’, 1875 (Escola
de Medicina Jefferson, Filadélfia), em que combina um detalhado realismo (o
tema é uma operação cirúrgica), com uma agudeza psicológica no retrato do
cirurgião, o Dr. Gross.
Como diretor
da Academia de Belas Artes de Pensilvânia, introduziu a inovadora assinatura de
anatomia e dissecação, assim como a perspectiva científica, a qual revolucionou
o meio artístico nos Estados Unidos. Sem dúvida, sua insistência em fazer
estudos de nus escandalizou as autoridades e a Academia que o obrigaram a
renunciar seu cargo em 1886.
Durante a sua
última época de sua carreira artística o interesse científico de Eakins foi
substituído pelo estudo da psicologia e da personalidade, dedicando-se a
retratar amigos, cientistas, músicos, artistas e clérigos. Além de sua magistral habilidade para registrar
a personalidade, estes retratos se
caracterizam por um realismo absoluto e por um sentido escultórico da forma que
se evidencia numa significativa quantidade de cabeças, corpos e mãos dos
retratados. Um bom exemplo de seus retratos de corpo inteiro é ‘A Canção
Patética’, que mostra a figura de uma cantora que está em pé, com uma rica
túnica de seda, recortada contra a tênue luz do quarto de música.
Sem dúvida
nenhuma, suas obras lhe proporcionaram popularidade e fortuna. Eakins exerceu
uma profunda influência como pintor e professor, no desenvolvimento do naturalismo
nos Estados Unidos. Entretanto, sua tendência para o realismo na pintura foi
demasiado adiantada para a sua época.
Thomas Cowperthwait Eakins, 1844-1916, foi um pintor realista americano, fotógrafo,
professor e educador de artes plásticas. Ele é amplamente reconhecido como um
dos artistas mais importantes da história da arte americana.
Fonte: Josa Motril
(JA, Mai18)
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