Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5
de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores
impressionistas.
Claude Monet fotografado por Nadar em 1899 |
O termo
impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, ‘Impressão,
nascer do sol’, de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis
Leroy:
‘Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se
estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que
suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha’.
Sua fala foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas
adotaram o título, tendo consciência da revolução que estavam a iniciar na
pintura.
Claude Monet
nasceu em Paris, em 14 de novembro de 1840 na 9º arrondissement. Seu pai,
Claude - Auguste, tinha uma mercearia modesta. Aos cinco anos, sua família
mudou-se para Le Havre, na Normandia. Seu pai desejava que Claude continuasse
no comércio da família, mas ele desejava pintar. Foi a sua tia, Marie-Jeanne
Lecadre, que o apoiou a seguir a carreira artística, pois ela também era pintora.
Em 1851,
Monet entrou para a escola secundária de artes e acabou se tornando conhecido
na cidade pelas caricaturas que fazia. Nas praias da Normandia, Monet conheceu,
por volta de 1856, Eugène Boudin, um artista que trabalhava extensivamente com
pintura ao ar livre nessas mesmas praias, e que lhe ensinou algumas técnicas ao
ar livre.
Em 28 de
janeiro de 1857, sua mãe morreu e, aos 16 anos, Monet abandonou a escola e foi
morar com sua tia, Marie-Jeanne Lecadre.
Em 1857,
Monet foi para Paris estudar pintura, e foi aí que conheceu a sua primeira
mulher, Camille Monet, a quem retratou muitas vezes, em quadros onde ela
aparecia mais do que uma vez na mesma pintura.
Estudar a arte
Em 1859
Monet mudou-se para Paris. Frequentava muito a academia suíça de Paris onde
copiava os grandes pintores. Em 1861 foi obrigado a servir no Exército na
Argélia. Sua tia Marie-Jeanne concordou em conseguir sua dispensa do serviço,
caso Monet se comprometesse a cursar arte na universidade. Deixou o exército,
mas não lhe agradou o tradicionalismo da pintura acadêmica.
Decepcionado
com o ensino da pintura acadêmica na Universidade, em 1862 ele foi estudar
artes com Charles Gleyer em Paris, onde conheceu Camille Pissarro e Gustave
Courbet. Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com
rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo.
Carreira artística
Em 1863,
ajudado por seu amigo, Monet alugou um pequeno estúdio em Paris. No mesmo ano,
Monet entraria para o Salão oficial de pintura de Paris: ‘Estuário do Sena’ e ‘Ponte
sobre Hève na Vazante’.
No ano
seguinte, Monet novamente expôs duas telas no salão de Paris: ‘Camille’ ou ‘O
vestido azul’ e ‘A floresta em Fontainebleu’. A tela ‘O vestido verde’ recebeu
grandes elogios por parte dos críticos e ganhou um prêmio no salão de Paris. Em
‘Camille’, Monet retratou Camille Doncieux, que se tornaria sua futura mulher.
No ano de 1867, Monet tentou inscrever a obra ‘Mulheres no Jardim’ no Salão,
que não a aceitou. A tela era tão grande que ele construiu uma vala para poder
enterrar a parte inferior e atingir a parte superior da tela ao pintar.
No mesmo
ano, Monet e Camille teriam seu primeiro filho, Jean.
Em 1868,
Monet entrou em dificuldades financeiras, teve um quadro inscrito no Salão de
Paris, ‘Navio deixando o cais de Le Havre’, que recebeu uma crítica negativa.
Recebeu, no mesmo ano, medalha de prata na Exposição Marítima Internacional de
Le Havre pela tela ‘O molhe de Le Havre’.
Em 1870,
Camille e Monet se casaram após o nascimento do primeiro filho do casal. No
mesmo ano, com o início da guerra franco-prussiana, Monet e sua família se
refugiaram em Londres. De volta à França e com o pai já morto, refugiar-se em
Le Havre não o atraía mais, por isso Monet mudou-se para Argenteuil, onde
passou a receber seus amigos impressionistas (Édouard Manet, Pierre-Auguste
Renoir, Alfred Sisley e outros). Na cidade, o rio Sena e as belas paisagens
serviram de inspiração para numerosos quadros de Monet e seus amigos que
puderam pintar ao ar livre.
Impressão, nascer do Sol, 1872 |
Em 1872 Monet pintou Impressão, nascer do sol
(Impression: Soleil Levant (atualmente no Museu Marmottan de Paris), uma
paisagem do Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874. O quadro
deu origem ao nome usado para definir o movimento impressionista.
Em 1878, Monet mudou-se para Paris com a família
devido a crise financeira. No mesmo ano, nasceria seu segundo filho, Michel. Em
férias com o casal Hoschédé, Monet acabou apaixonando-se pela mulher do Sr.
Hoschédé, Alice. Um ano depois, Camille Doncieux morreu de cancro, aos trinta e
dois anos de idade.
Em 1883, Monet mudou-se para Giverny, na Normandia.
Monet trocava correspondência com Alice até a morte de seu marido em 1891. No
ano seguinte ele e Alice Hoschédé casaram-se.
Na década após o seu casamento, Monet pintou uma série
da Catedral de Ruão em vários horários e pontos de vista diferentes. Vinte
pinturas da catedral foram exibidas na galeria Durand-Ruel em 1895. Ele também
fez uma série de pinturas de pilhas de feno.
Nenúfares
|
Em 1899,
Monet pintou em Giverny a famosas série de quadros chamadas ‘Nenúfares’. Em sua
propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que
inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande
sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura.
Monet ao
pintar Nenúfares se baseou no lago e a ponte japonesa de sua própria casa, no
outono, porque era nessa época do ano em que as flores caiam sobre o lago
criando uma linda visão na qual Monet resolveu pintar. A técnica de Monet para
pintar quadros era bastante peculiar para as pessoas e outros artistas que o
viam pintando, mas a técnica de Monet, desenvolvida na época, foi considerada
mais tarde como umas das mais belas do mundo, que é o impressionismo, que
aparenta ser de perto apenas borrões mas, ao distanciar a visão, o quadro se
forma nitidamente.
Últimos anos
Monet teve
uma catarata no fim da sua vida. A doença o atacou por causa das muitas horas
com seus olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre em
diferentes horários do dia e em várias épocas do ano, o que foi outra
característica do Impressionismo. Durante sua doença Monet não parou de pintar,
- usou nessa época de sua vida cores mais fortes como o vermelho-carne e
vermelho goiaba, cor tijolo, entre outros.
Monet morreu
em 1926 e está enterrado no cemitério da igreja de Giverny, departamento de
Eure, na Alta Normandia, norte da França.
Fonte: WP
(JA, Mai18)
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