quarta-feira, 23 de maio de 2018

Mais de 7.000 desenhos do artista Edvard Munch estão disponíveis on-line

Museu Munch de Oslo detém boa parte da obra do pintor célebre pelo quadro ‘O Grito’. Instituição está começando a digitalizar o acervo com apoio de fundação
Grito' Cabeça e braços erguidos, trabalho em pincel, giz de cera


O Museu Munch de Oslo, na Noruega, dedicado ao artista norueguês Edvard Munch, 1863-1944, disponibilizou on-line mais de 7.600 desenhos do pintor de ‘O Grito’ em seu site. O acesso às imagens é livre para qualquer uso.

Trata-se de um catálogo raisonné [publicação que cataloga todas as obras conhecidas de um artista] digital dos trabalhos em papel de Munch. Os desenhos datam de 1873, quando ele tinha 10 anos, a 1943, um ano antes de sua morte. 

'Desfile', trabalho em aquarela e lápis feito entre 1877 e 1878


Munch desenhava sem parar e praticamente em qualquer lugar, disse o diretor do museu, Stein Olav Henrichsen, ao site The Art Newspaper.

Entre as obras, há estudos para alguns dos quadros mais conhecidos de Munch, como o próprio ‘O Grito’. Há trabalhos dos cadernos de rascunho do artista em seus anos de formação. Há naturezas mortas, cachorros, paisagens e retratos que permitem acompanhar o amadurecimento do estilo de Munch. 

'Abraço', trabalho feito a lápis entre 1936 e 194
Para Henrichsen, tornar as obras públicas era essencial porque elas permitem um “mergulho profundo no processo criativo do artista”.

Viabilizada pela Bergesen Foundation, organização filantrópica da Noruega, a digitalização das obras deve prosseguir para outros formatos além dos desenhos.


Edvard Munch
Nascido e criado na Noruega, Munch recebeu um breve treinamento formal para a pintura, mas foi predominantemente autodidata. Prolífico, deixou mais de 1.500 quadros, milhares de aquarelas, desenhos, gravura, escultura, trabalhos de gráficos e de cenografia. 
Foi ligado aos movimentos simbolista e surrealista, exibiu suas obras em toda a Europa, influenciou artistas e, com isso, a trajetória do modernismo em países como França, Alemanha e a própria Noruega.
 'Beijo', lápis, 1896



'Na praia', trabalho em aquarela e carvão feito entre 1940 e 1942



'Casa vermelha e abetos', aquarela, de 1942-1943



Ficou famoso logo no início de sua carreira por suas representações da angústia humana, segundo a descrição de uma exposição do artista no Museu Metropolitan, de Nova York. Revisitou com frequência temas de seus primeiros anos de carreira, explorando-os com intensidade e inspiração renovadas. 

‘A fama de Munch recai desproporcionalmente sobre a familiaridade global de uma única imagem’, disse Philip Hook, especialista em arte moderna e Impressionismo da Sotheby’s, multinacional que realiza leilões de arte, entre outros objetos de luxo, ao Art Newspaper. 

'Retrato masculino', lápis, 1935-1940


Para ele, o acesso a trabalhos menos conhecidos do artista é importante para uma compreensão mais aprofundada da obra, e pode também estimular o interesse comercial por ela no mercado de arte.


Texto: Juliana Domingos de Lima    |    =Nexo



(JA, Mai18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário