segunda-feira, 7 de maio de 2018

Casa Mário de Andrade inaugura exposição sobre os trabalhos fotográficos do escritor


Pouco conhecido como fotógrafo, Mário foi pioneiro na fotografia modernista do país, inovando as técnicas e deixando um legado de extrema importância


o escritor Mário de Andrade


Você sabia que Mário de Andrade também foi fotógrafo? Muito reconhecido na literatura e na música, o autor de Macunaíma foi um dos pioneiros na fotografia modernista no Brasil.

Com o objetivo de difundir trabalhos importantíssimos e poucos conhecidos do intelectual, a Casa Mário de Andrade – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – organizou a exposição ‘Mário Fotógrafo’, que vai de 5 de maio a 4 de agosto.

A exposição, que ocupará o porão do museu, vai exibir imagens de paisagens e personagens das regiões norte e nordeste do país, além de experimentos como autorretratos em sombra. A visita é gratuita e aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A abertura, no dia 5 de maio, será das 15h às 18h.

A Semana de Arte Moderna no Brasil, que foi uma grande impulsionadora de manifestações artísticas de todo o tipo, não contemplou a linguagem da fotografia. E Mário, sob influência da produção modernista europeia, foi um dos primeiros a iniciar um trabalho de fotografia modernista brasileira. Ele batiza sua máquina norte-americana Kodak de ‘Codaque’, inventa o verbo ‘fotar’ e, entre 1923 e 1936, coleciona cerca de 1500 fotografias, que registram patrimônios históricos, crianças, trabalhadores e imagens que revelam suas preocupações estéticas e suas experiências de revelação.

‘Aquilo em que a fotografia artística se eleva sobre a puramente documental, reside não na máquina ou na luz, como imaginam confusionistamente os manipuladores de truques fotográficos, ou os fotografadores de eternos crepúsculos românticos, mas na criação humana do artista. Enfim, há que ter esse dom especial de apanhar a poesia do real’. A fala de Mário em 1929 diz muito sobre seus trabalhos fotográficos, que foram usados como ferramenta de documentação e criação artística, sob um olhar atento à cultura brasileira.

Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.




Exposição ‘Mário Fotógrafo’
Casa Mário de Andrade - Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo  Tel.: (11) 3666-5803 | 3826-4085
De terça-feira a domingo, de 5/4 a 4/8 – das 10h às 18h
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h


Texto: Livre Opinião

(JA, Mai18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário