sábado, 10 de março de 2018

Museu de Arte de São Paulo

Museu de Arte de São Paulo, foto de 1969

O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país.
Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico.

Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como ‘vão livre’, foi pensada como uma praça para uso da população.


Belvedere Trianon
Belvedere Trianon, foto de 1930



O charmoso mirante, com salões e restaurante, existiu por 37 anos no local onde hoje é o MASP. O Belvedere Trianon era um mirante, com terraços panorâmicos que proporcionavam a vista para todo o vale, para a avenida e para os jardins do Parque Trianon. O local também era conhecido como Miradouro da Avenida ou apenas o Belvedere da Avenida (…). O escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo, um dos mais conceituados na época, assinou a obra.

Além dos terraços, também faziam parte do belvedere salões para festas e convenções, com serviços de restaurante e confeitaria. A inauguração foi realizada com pompa em 12 de junho de 1916:

‘Na festa, o sr. dr. Washington Luís, prefeito da cidade, recebeu os convidados, à entrada do Miradouro, no luxuoso restaurante e nos salões’.  OESP

(JA,  Mar18)






Nenhum comentário:

Postar um comentário