terça-feira, 30 de abril de 2019

Os 500 anos de Leonardo da Vinci






Dentre os muitos enigmas que envolvem a vida de Leonardo da Vinci e sua obra, certamente, podemos elencar o seu mais famoso quadro, retrato de Lisa del Giocondo, mais conhecido como Mona Lisa ou Gioconda, que atualmente encontra-se no Louvre, Paris.

De sorriso enigmático e origem imprecisa, o quadro vem intrigando milhares de pessoas ao redor do mundo desde o Século 16. Mas, o mais intrigante de tudo, é que existe uma outra Mona Lisa no Museu do Prado, Espanha.


Mona Lisa do Louvre




Dentre os muitos enigmas que envolvem a vida de Leonardo da Vinci e sua obra, certamente, podemos elencar o seu mais famoso quadro, retrato de Lisa del Giocondo, mais conhecido como Mona Lisa ou Gioconda.

De sorriso enigmático e origem imprecisa, o quadro vem intrigando milhares de pessoas ao redor do mundo desde o Século 16.

Iniciado em 1503 e, oficialmente, finalizado em 1506, mas com retoques feitos em 1510, a obra em questão ficou em poder do rei François I, que alegou tê-la comprado do pintor antes de sua morte, em 1519. Isso já gerou a primeira grande polêmica, pois italianos consideram-na como parte de seu patrimônio histórico e cultural e lutam para ‘repatriá-la’. Entretanto, os historiadores franceses alegam que a Itália sequer era uma nação unificada ao tempo de Leonardo, e que ele, portanto, teria nascido numa República atualmente extinta, e que, nesse caso, seu legado pertence à humanidade, podendo o quadro permanecer exposto no Louvre, em Paris.

A pintura foi executada em várias camadas finas, o que deve ter levado anos, e apresenta o maior toque de perfeição técnica dentre todas as obras do pintor, que utilizou inúmeros vernizes transparentes numa combinação com um de tom mais amarelado para compor a justaposição de luz/sombra idealizada pelo gênio, e, justamente por isso, suspeita-se que ela tenha sido usada como elemento de aula ainda enquanto era executada, o que seria totalmente inédito para o conceito de ensino da arte na época.

Tal afirmação se faz pertinente, pois no Museu do Prado, na Espanha, podemos apreciar a Mona Lisa do Prado, obra quase idêntica, porém, com cores mais vibrantes, e suaves alterações na lateral direita da paisagem de fundo e nas colunas que compõem o plano de enquadramento da distinta dama.


Mona Lisa do Prado




Mona Lisa do Prado foi executada entre 1503 e 1516, muito provavelmente, sobre um desenho base feito pelo grande mestre, o que era muito comum nos ateliês renascentistas, especialmente, nos fiorentinos. Mas, também é possível que ela tenha sido executada em parceria com um ou mais alunos, fato também comum à época.

Parece que o ‘copista’ elaborou a obra da esquerda para a direita e, respeitando essa lógica de deslocamento, foi se afastando da ideia originalmente proposta, e acrescentando elementos de sua própria criação.

A ausência das camadas de verniz também distanciam as matizes do colorido original das duas obras, impossibilitando a perfeita comparação - ainda que saibamos que, nas cores originais da Gioconda que está no Louvre, as variação de suas vestes são em tons de mostarda, acentuados num amarelecimento causado pelo verniz final e pela ação do tempo.

A comparação entre as obras apresenta vários elementos interessantes, mas talvez o mais importante é que o retrato de Lisa que está no Prado pode ser o resultado de uma aula magistral, e direto acompanhamento do desenvolvimento do aluno, ou ainda, uma variação feita pelo próprio mestre para ensinar suas técnicas...

Como quase tudo vindo deste adorável gênio, fica o enigma e nosso olhar embevecido para o seu legado revolucionário, que construiu muitas obras magistrais tanto no campo técnico, como no simbólico.






Fonte: ‘Os Medices - Senhores do Renascimento’  |  Maria Cristina Pedroso Macedo, Agenda Arte e Cultura



(JA, Abr19)



Nenhum comentário:

Postar um comentário