sexta-feira, 19 de abril de 2019

‘Japão 47 Artesãos’ apresenta peças que contam um pouco da história das 47 províncias japonesas



Combinando design, artesanato, contemporaneidade e tradição, a Japan House São Paulo apresenta ‘Japão 47 Artesãos’, exposição em cartaz de 22 de abril a 17 de julho, com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&Department Project.




O segundo andar do centro cultural é o cenário para descobertas resultantes de um Japão contemporâneo, que jamais abandona suas tradições, a ser revelado em suas características, habilidades e sensibilidades, por meio de peças feitas por artesãos das 47 províncias que compõem o Japão.

‘Japão 47 Artesãos’  traça um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los.




À primeira vista, os itens podem parecer distantes da regionalidade típica, porém, o ponto de partida para esses artesãos em suas criações são, muitas vezes, as memórias de sua terra natal, os materiais e as técnicas herdadas nos muitos séculos de saber.

‘Tendo como pano de fundo a história e a atmosfera de cada região, incluindo o artesanato tradicional e a indústria local, esses artesãos misturam a própria criatividade e as necessidades da sociedade de forma equilibrada, expressando a si mesmos na forma de recipientes e utensílios’. - Kenmei Nagaoka



A seleção das peças ressalta que o design não está relacionado ao consumo desenfreado, mas sim, na valorização dos objetos de qualidade, que contam uma história.

Para ajudar a alcançar as singularidades e contar estas histórias, as peças da mostra estão divididas em cinco agrupamentos que formam as áreas geográficas do país nipônico: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa.

‘A exposição é uma forma visual de apresentar ao público um panorama das 47 províncias japonesas, traduzidas por meio de objetos contemporâneos que seguem preceitos tradicionais em sua técnica ou na escolha de materiais. É mais um exemplo dessa harmonia tão importante na cultura japonesa entre o passado e o presente’, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

Dentro da programação de JAPÃO 47 ARTESÃOS, será realizado no dia 23 de abril, às 19h, a palestra ‘Artesanato contemporâneo do Japão’ sobre os detalhes da exposição, com foco nos processos produtivos. Saiba mais na página:




Sobre  D&Department Project  

O D&Department Project   – fundado em Tóquio, em 2000 - realiza atividades para rever e apresentar algumas das particularidades das 47 provinciais japonesas, incluindo seus designs típicos.  Criado pelo designer Kenmei Nagaoka, o espaço composto por museu, loja e restaurante propõe transmitir as sensibilidades, habilidades e características individuais do Japão atual.  Todas as atividades são realizadas sob o conceito Long Life Design, que não trata apenas de design, mas da influência que o ambiente, processos produtivos e as formas de venda, exercem sobre objetos que continuam a ser regularmente produzidos.


‘Japão 47 Artesãos’
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º. andar)
De 22 de abril a 17 de julho de 2019
De Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h; Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita







Fonte: Japan House


(JA, Abr19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário