sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Caixa Cultural São Paulo Recebe Exposição de Alice Quaresma



Inédita no Brasil, mostra fica em cartaz de 4 de agosto a 30 de setembro



A CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 4 de agosto a 30 de setembro, a exposição 'Horizonte', de Alice Quaresma. Com curadoria de Fernanda Lopes, a mostra traz a público trabalhos que ultrapassam a bidimensionalidade da ampliação fotográfica a partir da pintura e aplicação de fitas adesivas. A artista também faz uso de campos cromáticos geométricos, conferindo novas possibilidades de leitura aos trabalhos.  Ao todo, são reunidas 49 obras.
Influenciada pela corrente neoconcreta da arte brasileira, sobretudo pelos trabalhos de Hélio Oiticica e Lygia Clark, Alice usa a técnica fotográfica como um meio e não como um fim.  A artista compõe seus trabalhos como numa instalação em que ampliação se insere na obra por meio de elementos que se tornam parte indissociável da própria foto. ‘As fotografias do oceano ou do mar são ponto de partida para a criação de um campo visual expandido com elementos geométricos que pedem a participação do espectador’, ressalta a artista.  
‘Horizonte’ se encerra com uma instalação composta de cerca de 16 móbiles feitos a partir de recortes de papel colorido e impressões fotográficas suspensos por fitas de tecido. A pequena sala, a exemplo dos demais conjuntos, recebe pintura especial que dialoga e complementa os trabalhos em suspensão.
Sobre a artista
Alice Quaresma (Rio de Janeiro, 1985) é artista visual. Em 2007, graduou-se em Belas Artes pela Central Saint Martins College of Art and Design em Londres, foi intitulada Mestre em Belas Artes em 2009 pelo Pratt Institute em Nova York e, em 2012, concluiu pós-graduação em História da Arte na Universidade de Columbia, Estados Unidos. Em 2014, recebeu a renomada premiação Foam Talent em Amsterdã (Holanda), que resultou na exposição de seus trabalhos em mostra coletiva na Embaixada dos Países Baixos em Paris e na East Wing Gallery em Dubai. 
Desde 2009, exibe regularmente seus trabalhos em diversas exposições, tanto em galerias brasileiras, britânicas e norte-americanas, quanto em espaços institucionais, com destaque para exposições individuais em Nova York como Special Projects e Flatiron Art Space, além das galerias Pablo’s Birthday e Lazy Susan. Dentre suas individuais realizadas no Brasil, destacam-se aquelas realizadas na Galeria Mercedes Viegas, Fauna Galeria e Casa Nova Arte e Cultura, que, junto com a Galeria Silvia Cintra, representam sua produção em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Serviço
Exposição “Horizonte”, de Alice Quaresma

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro
Abertura e visita guiada com a artista: 4 de agosto (sábado), às 11h
Visitação: de 5 de agosto a 30 de setembro
Horário: das 9h às 19h (terça a domingo)
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (11) 3221-4400




(JA, Ago18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário