sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Ziraldo é tema de três exposições



Exposição “Os Planetas do Ziraldo”, na Casa Melhoramentos

Se o clima não está para praia, se o trânsito impediu de pegar a estrada, se a possibilidade de uma cidade vazia pareceu a melhor proposta. Não importa. São Paulo tem uma série de passeios para pais e filhos fazerem juntos durante o feriado –incluindo duas exposições sobre a obra de Ziraldo, além de uma terceira que vai abrir as portas em breve.

Os Planetas do Ziraldo, Casa Melhoramentos


Entrada da Exposição 'Ziraldo de A a Z', Sesc Interlagos

As duas já inauguradas estão na nova Casa Melhoramentos e no Sesc Interlagos e abordam a carreira do cartunista, desenhista, jornalista e autor de livros para crianças. A terceira exposição ocorrerá no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Sala temática Ziraldo, parte mostra 'Quadrinhos'

No dia 14 de novembro, a mostra ‘Quadrinhos’ será inaugurada com uma retrospectiva do universo da HQ no museu. Uma das salas será exclusiva para o trabalho de Ziraldo.


O pai do Menino Maluquinho foi internado no fim de setembro, após ter sofrido um AVC. Um mês depois, quando estava prestes a completar 86 anos, recebeu alta e agora se recupera em casa.
Abaixo, saiba mais sobre as programações.

Ziraldo Espacial 

Entre as mostras, uma das principais é ‘Planetas do Ziraldo’. A exposição fica em cartaz na nova Casa Melhoramentos, centro cultural inaugurado no mês passado pela editora que publica a obra do cartunista há quase 40 anos. Entre as curiosidades, está o bilhete do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. Nele, o americano afirma: ‘The moon is Flicts’ (a Lua é Flicts, em português, em referência ao clássico livro do autor).
A programação é assinada pela cineasta Daniela Thomas, filha de Ziraldo. Embora o passeio gire em torno da série ‘Os Meninos dos Planetas’, com histórias para cada planeta do Sistema Solar, há menções a outros livros e exibição de rascunhos guardados no acervo pessoal do artista.
‘Os Planetas do Ziraldo’
Onde Casa Melhoramentos (r. Tito, 479, Vila Romana; tel. 3874-0402)
Quando até 22/12; qua. a sáb., 9h às 21h (até 30/11); qui. a dom., 9h às 21h (1º a 22/12)
Quanto grátis

Ziraldo de A a Z, 500 obras sendo 200 acervo pessoal do cartunista

Daniela Thomas, filha do cartunista, também está à frente de outra exposição: ‘Ziraldo… De A a Zi’, que apresenta cerca de 500 obras no Sesc Interlagos. Entre elas, 200 criações originais do acervo do cartunista e outras peças de colecionadores.
Além dos livros infantis, a mostra explora as diferentes atividades de Ziraldo, como a vida de jornalista e o papel atuante no Pasquim. Um dos principais destaques são os desenhos feitos na prisão durante a Ditadura.
Ziraldo… De A a Zi’
Onde Sesc Interlagos (av. Manuel Alves Soares, 1.100; tel. 5662-9500)
Quando até 4/8/2019; qua. a dom., 10h às 17h
Quanto grátis


Mundo da HQ 
Sala temática Ziraldo, parte mostra 'Quadrinhos'

Uma retrospectiva do mundo dos quadrinhos vai ser inaugurada no MIS (Museu da Imagem e do Som) no próximo dia 14 de novembro. Com revistas, itens raros e originais, a exposição ‘Quadrinhos’ vai passar por super-heróis, histórias de faroeste, mangás e diferentes perfis do gênero.
Nela, uma das salas será exclusiva para os livros e personagens de Ziraldo. Simulando o seu estúdio, apresentará a obra do autor e falará sobre o processo de criação de suas tirinhas, com objetos originais e painéis explicativos.
Quadrinhos’
Onde MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa; tel. 2117-4777)
Quando 14/11 a 31/3/2019;  ter. a sáb., 10h às 20h ( permanência até 22h); dom., 9h às 18h ( permanência até 20h)
Quanto R$ 15 a R$ 30


Fonte: Bruno Molinero   |   FSP


(JA, Nov18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário