domingo, 11 de novembro de 2018

Milagre da Relíquia da Cruz


Milagre da Relíquia da Cruz’, também conhecida como ‘A cura do louco’, é uma pintura do artista italiano renascentista Vittore Carpaccio, 1465-1520, datada de c.1496. Ela está agora alojada na Gallerie dell'Accademia,  em Veneza .


A pintura foi encomendada para o Grande Salão da Escola Grande de San Giovanni Evangelista, a sede da irmandade homônima em Veneza. A comissão incluiu um total de nove grandes telas, de artistas proeminentes da época, como Bellini, Perugino, Vittore Carpaccio, Giovanni Mansueti, Lazzaro Bastiani e Benedetto Rusconi .
O tema das pinturas seria os milagres de um fragmento da Verdadeira Cruz. O item havia sido doado à irmandade por Philippe de Mézières (ou Filippo Maser), chanceler do Reino de Chipre e Jerusalém em 1369, e logo se tornou objeto de veneração na cidade.
As telas foram todas executadas entre 1496 e 1501. Todas sobreviveram e,  atualmente, estão na Gallerie dell'Accademia.
A pintura mostra o milagre da cura de um louco através da relíquia da Santa Cruz, realizada pelo Patriarca de Grado - Francesco Querini, que teve lugar no Palazzo a San Silvestro, no Canal Grande, perto da Ponte Rialto. A cena tem uma composição assimétrica, com figuras em primeiro plano à esquerda e, atrás delas, as fachadas dos edifícios seguindo o canal. Eles apresentam as típicas chaminés de cone invertido da Veneza medieval.
O evento miraculoso é relegado ao canto superior esquerdo. A maior parte da tela é ocupada por um grande número de personagens e itens naturalistas. As pessoas formam um grupo de caminhantes que precede a procissão religiosa, seguindo a relíquia. A ponte ainda está em madeira, como era antes de desmoronar em 1524. Como na versão atual (que data de 1591), havia uma fileira dupla de lojas nas laterais e, no topo, um calçadão móvel necessário para permitir a passagem de os vasos mais altos.
À direita está a  Fondaco dei Tedeschi, destruída por um incêndio em janeiro de 1505. Outras características arquitetônicas incluem a torre do sino de San Giovanni Crisostomo, o pórtico do Ca'da Mosto, e a torre do sino de Santi Apostoli, antes de sua reconstrução em 1672.
Detalhes das atividades humanas incluem as gôndolas particulares usadas como balsas, a presença de numerosos estrangeiros com roupas de estilo oriental, mulheres limpando tapetes, e trabalhadores que estão limpando seus barris.

Detalhe - cãozinho na beirada da balsa (canto direito inferior da tela)



Fonte:  WP

(JA, Nov18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário