domingo, 4 de novembro de 2018

Exposição discute a expressão criativa por meio da fotografia no Centro Cultural FIESP


‘Espaços Compartilhados da Imagem" traz 45 obras de artistas de sete países para São Paulo, entre os dias 7 de novembro e 13 de janeiro. A entrada é gratuita
 
‘Mundo Material’, de David Welch

Em ‘Espaços Compartilhados da Imagem’, exposição que abrirá ao público na próxima quarta-feira, dia 7, na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, a fotografia é apresentada a partir de sua intersecção com outras linguagens, discursos e mídias. As séries escolhidas pelos curadores Bruno Vilela e Guilherme Cunha propõem reflexões sobre questões atuais como consumo, relação com o trabalho, luto, os limites entre o real e o imaginário.
Mais popular de todos os tempos, do coletivo MacDonaldStrand

Ao todo, são apresentadas ao público 45 obras de oito artistas, de sete países. Entre elas, está a série ‘Mais populares de todos os tempos’, do coletivo britânico MacDonaldStrand. Os artistas reduziram fotografias famosas da história, como a imagem da menina correndo nua após um bombardeio durante a guerra do Vietnã, feita por Nick Ut, a pontos e linhas, muito parecidos com a brincadeira de ‘ligar os pontos’. A ideia é convidar o público a interagir com as obras, para mostrar como essas cenas estão registradas no inconsciente coletivo, mesmo quando descaracterizadas.

‘Diários em combustão’, de Randolpho Lamonier

O artista Randolpho Lamonier único brasileiro presente na mostra, apresenta a série ‘Diários em combustão’, em que mescla performance, desenho e instalação para despertar uma experiência de deriva em uma cidade imaginária envolta em fogo, letras e números. Nas cenas, são exploradas interfaces performáticas entre a pessoa, a indústria e a cidade.

A escolha das obras é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), que desde 2013 promove discussões sobre a produção fotográfica e a construção de sentidos por meio de imagens. ‘A nossa proposta é refletir sobre os processos criativos de construção de imagens e como a fotografia dialoga com outras narrativas e construções de discurso’, explica Guilherme Cunha.

‘Tudo o que eu queria ser’, de Kent Rogowski


A exposição também pretende mostrar ao público como a importância de compreender o papel das imagens nas construções políticas está diretamente ligada à possibilidade de criticá-las e recriá-las. ‘Nosso intuito ao trazer essas obras para São Paulo é mostrar como a produção de sentido sobre as imagens depende muito das relações de poder e da pluralidade. Ou seja, a forma pela qual interpretamos aquilo que vemos está atravessada por relações de poder e simbolismos, sobre os quais nem sempre refletimos ou questionamos’, comenta Bruno Vilela.

Mais informações sobre os trabalhos da mostra: http://www.calameo.com/read/004061465822786b1efb1

Artistas:
Randolpho Lamonier
Série: Diários em Combustão
País: Brasil

Jackie Nickerson
Série: Terreno
País: Irlanda

Kent Rogowski
Série: Amor = amor
Série: Tudo o que eu queria ser
País: EUA

Michel Le Belhomme
Série: A Besta Cega
País: França

Chen Shao-Liang
Série: Palco
País: Taiwan

MacDonaldStrand (coletivo formado por Clare Strand e Gordon MacDonald)
Série: Mais populares de todos os tempos
País: Reino Unido

David Welch
Série: Mundo Material
País: EUA

Marleen Sleeuwits
Série: Interiores
Pais: Holanda



Serviço
Exposição ‘Espaços Compartilhados da Imagem’
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp - avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Período expositivo: 7 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h






Fonte:  Centro Cultural Fiesp  |   Luiza Bodenmüller,  Espaços Compartilhados da Imagem

(JA, Nov18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário