Primeira mostra da artista nos EUA é parte de movimento por
esquadrinhar raízes do moderno
‘A Negra’, 1923
Ela quase
transborda do quadro, os dedos dos pés e o alto da cabeça roçando os limites da
pintura. O seio enorme, que pende sobre os braços cruzados, e os lábios
carnudos fazem dessa figura despida uma mulher superlativa, com ar de fera
enjaulada ou mucama violentada.
Tarsila do
Amaral pintou ‘A Negra’ há quase um século, em Paris, num momento em que os
modernistas ali ousavam deformar o retrato da realidade buscando seus modelos
na chamada arte primitiva das máscaras africanas.
Mas essa
figura meio animalesca, de traços superexagerados, nunca foi uma abstração. O
retrato real de uma escrava da velha fazenda da família da artista no interior
paulista serviu de base visual para essa tela que agora encara uma plateia
novíssima.
No segundo
andar do MoMA, em Nova York, sua ama de leite diante de uma folha de bananeira
é o abre-alas de uma das mostras mais aguardadas na onda de revisão do
repertório moderno de uma instituição que tenta esquadrinhar os limites dessa
vanguarda desde que apareceu.
E Tarsila em
Manhattan, na primeira mostra da artista nos Estados Unidos, responde pela
vertente mais exuberante de uma narrativa esgarçada da modernidade.
‘Abopuru’, 1928
O estranho
poder de fogo de sua pintura se revela de uma tacada só nas duas galerias dessa
mostra ao mesmo tempo enxuta e potente --de um canto, é possível observar ‘A
Negra’, ‘Abaporu’ e ‘Antropofagia’ em série, os três trabalhos quase nunca
reunidos que viraram os alicerces da iconografia brasileira construída pela
artista.
Também estão
lá algumas de suas paisagens mais surreais e desconcertantes, como ‘Sol Poente’,
‘Floresta’ e ‘Cartão-Postal’, todos delírios visuais da mesma década de 1920 em
que árvores e flores ganham contornos roliços em degradês tecnicolor.
Luis
Pérez-Oramas, o crítico venezuelano que organiza essa exposição seis anos
depois de comandar uma edição marcante da Bienal de São Paulo, comenta que
Tarsila, morta aos 86, em 1973, passou a vida arquitetando contrastes entre
'a carne da natureza e a carne humana'.
‘Antropofagia’,
1928
Era, no caso,
a carne ainda indigesta de ‘A Negra’ e do ‘Abaporu’, a escrava e o canibal que
aparecem juntos em ‘Antropofagia’, espécie de apoteose de uma série que retrata
o entrelaçamento de instintos feéricos e ilustrados.
MENTE E CORPO
Tarsila, que
estudou em Paris com Fernand Léger e ainda viu de perto o auge do cubismo e do
surrealismo, nesse ponto parecia romper com a crença dos europeus numa
separação estanque entre mente e corpo, o que fez de sua obra a maior tradução
visual do pensamento do marido Oswald de Andrade e seu "Manifesto
Antropófago".
Mesmo
selvagens na superfície, os quadros de Tarsila não negam uma matriz europeia.
Bem à moda antropofágica, figuras como o ‘Abaporu’, espécie de porta-estandarte
da filosofia oswaldiana, reinventam o repertório gestual de telas clássicas.
Seu homem nu
de pernas descomunais descansa a cabeça sobre o punho no mesmo gesto de
abandono, preguiça e tristeza de ‘Melancolia’, autorretrato do alemão Albrecht
Dürer do século 16, e da jovem nua no centro de ‘Almoço na Relva’, a obra-prima
de Manet, do século 19.
Nem mesmo a
aparente volúpia abrutalhada de ‘A Negra’ escapa a essas raízes.
Na visão de
Stephanie d'Alessandro, também à frente da exposição, o retrato da mucama,
capaz de ofender a sensibilidade aflorada dos americanos em tempos de debate
racial acirrado, canaliza a pose dos banhistas lânguidos e erotizados de
Cézanne.
Tarsila do Amaral – auto retrato, 1923
Mas, se
Tarsila foi uma espécie de herdeira intranquila e rebelde da tradição europeia,
ela também foi o ponto de partida para a outra ponta da modernidade brasileira,
que ganhou corpo umas quatro décadas depois do auge de sua fase antropofágica.
‘Ela foi a mãe
da arte moderna no Brasil’, diz a curadora. ‘É a artista que todos foram
investigar mais tarde porque descobriu uma nova linguagem que vai além de um
meio-termo entre a arte da Europa e visões do Brasil’.
Os contornos e
as cores resplandecentes de suas pinturas mais carnavalescas, de corpos
transbordantes e paisagens quase lisérgicas, de fato ressurgem nos trabalhos de
neoconcretistas como Hélio Oiticica e Lygia Clark, outros dois brasileiros
alvos de mostras recentes no MoMA, e na tropicália de Caetano Veloso, Gilberto
Gil e Mutantes.
‘Seus quadros
falam de uma realidade que transborda dos limites da representação’, afirma
Pérez-Oramas.
‘Tarsila
misturou arte moderna com aquilo que a burguesia brasileira de sua época achava
desprezível. E isso começou com 'A Negra'. No centro da modernidade brasileira,
há um sujeito subordinado, que é negro e mulher. Ela seria a mãe de todos nós’.
Texto:
Silas Marti NY | FSP
Excelente texto. Bem resumido e claro.
ResponderExcluirMas além de termos que lidar com o nomofobia, temos que lidar com as imagens digitais mentirosas e oficiais ao estilo de João Santana, da religião cujo nome é Petismo.
Desde então, o Brasil piorou muito. Com o vigarismo dessa religião.
Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins.
Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. Da história das artes plásticas, nas escolas. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve.
O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
O resto são frasinhas® poderosas:
Fatos bem recentes na política brasileira. Veja:
A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.
Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade.
Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
Nem tudo que é legal é honesto. O PT® nos induz ao engodo com facilidade.
A maior Raposa (mansinha, mansinha) é o lula, do PT.
Mas que porra é essa?então essa é a tal da arte?
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