sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

MAM expõe trabalhos gráficos de Mira Schendel


Morta há 30 anos, artista é conhecida pelo traço sintético falsamente simples

                  Obra de Mira Schendel, 1989

Com Sinais/Signals, o MAM-SP lança um olhar sobre Mira Schendel, no ano em que se completam 30 anos da morte da artista nascida em Zurique, em 1919.
Com curadoria de Paulo Venancio Filho, as obras para a exposição não compõem uma retrospectiva.
Eu quis mostrar o projeto gráfico de Schendel, explica o curador, que reuniu cerca de cem trabalhos datadas entre 1960 e 1980.
O objetivo da exposição foi mostrar os traços gráficos mais característicos de Schendel as letras, os rabiscos , os traços, os números, as frases e os signos.
As obras dela transmitem uma falsa simplicidade, mas não é uma coisa fácil de fazer, analisa Venancio.
Para o curador, uma das singularidades da artista seria não se encaixar em correntes. Ela tangencia a expressionista, a minimalista e a construtivista, diz.
Além disso, o curador quis mostrar o espírito poético manifestado nas obras da artista, como na série Toquinhos, peças de acrílico que se assemelham a alfabetos flutuantes.
Algumas das obras integram o acervo do MAM, doadas pelo colecionador Paulo Figueiredo; a outra parte vem de coleções particulares.
A artista veio para o Brasil em 1949, fixando-se primeiro em Porto Alegre. Em São Paulo, ela expôs na 1ª Bienal, em 1951, que possibilitou com que se inserisse no cenário nacional. Ela se mudaria para a cidade em 1953.
Suas obras sem títulos, mas números, demonstram uma constante experimentação, tanto em relação ao formato e dimensão como suporte usado para a produção. Na exposição há pinturas feitas sobre papel, papel de arroz e cubos de acrílico.
Ao mesmo tempo que expõe a mostra de Schendel, o MAM exibe Oito Décadas de Abstração. O curador brinca que as duas exposições não dialogam entre si e até brigam.
Apesar de se distanciar do figurativo, o trabalho minimalista de Schendel, explica Venancio, não se inseriria no abstracionismo de caráter mais forte exposto ali ao lado.


MIRA SCHENDEL: SINAIS/SIGNALS
QUANDO: até 22/4, ter. a dom. das 10h às 17h30
ONDE: MAM, av. Pedro Alvares Cabral, s/n, tel. (11) 5085-1300
QUANTO: R$ 7 (inteira)


Texto: Isabella Menon   |   FSP



(JA, Fev18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário