Gerhard
Richter é um pintor alemão, nascido em Dresden, em 9 de fevereiro de 1932. Cresceu
debaixo do Nacional-Socialismo e viveu
durante 16 anos, sob o comunismo da Alemanha Oriental, antes de se mudar para a
Alemanha Ocidental, em 1961.
Entre 1952 e
1957 estudou na Kunstakademie de Dresa nova fase na sua carreira no difícil meio
artístico que se desenvolveu em Colónia e Düsseldorf na década de 1960.
Mudou-se para Düsseldorf onde trabalhou como técnico de fotografia num
laboratório. De 1961 a 1964, estudou na Staatliche Kunstakademie de Düsseldorf.
Neste cenário descobriu o expressionismo abstrato e uma série de tendências
avant-garde formando laços de amizade com outros artistas da sua geração, como
Sigmar Polke. Identificavam-se como artistas alemães pop, mas foram também, por
um breve período, iniciadores de uma variante satírica do pop a que chamavam ‘realismo
capitalista’. Em 1962 iniciou pinturas que fundiam a iconografia jornalística e
retratos de família com um realismo austero baseado na fotografia. Richter
estabeleceu o seu percurso através de um enredo de ‘ismos’ que prosperavam à
sua volta.
A primeira
exposição individual de Richter foi realizada numa loja de móveis (Möbelhaus
Berges), em Düsseldorf, em 1963. Nesta exposição o artista apresentou pela
primeira vez o estilo fotografia-pintura, tendo utilizado fotografias de
paisagens, retratos e naturezas-mortas como base para as suas pinturas. O
artista esborratou as imagens ou objetos apresentados, afastando-se da pintura
figurativa tradicional, de forma a diferenciar a pintura da fotografia. Em
1967, Richter ganhou o prémio de arte Junger Westen da cidade de Recklinghausen
na Alemanha. Foi nesta altura que Richter começou a sua fase ‘construtivista’
que incluiu trabalhos como Color Charts, Inpaitings, Gray Paintings e
Forty-eight Portraits, assim como o trabalho com espelhos.
No início da
década de 1970 evoluiu para uma pintura monocromática sóbria que evocava a
corrente minimalista, mas com uma diferença significativa no que respeita ao
objetivo e ao sentimento. No final da década de 1970 e início da década de 1980,
as pinturas sobre tela de cores brilhantes e ousadamente delineadas sugeriam
mas também diferiam da pintura pirotécnica neo-expressionista que estava então
em voga. Em toda a sua carreira, Richter cultivou no seu trabalho um modo
subtilmente romântico e aparentemente antimodernista.
Em 1988,
Richter produziu um ciclo de 15 pinturas a preto e branco intituladas October
18, 1977, baseado em fotografias de imprensa sobre o grupo Baader-Meinhof - um
bando de radicais alemães que morreram numa prisão de Estugarda naquela data em
circunstâncias trágicas e altamente controversas.
Este grupo
de pinturas marca um ponto de virada na carreira de Richter. Não tão conhecidos
mas não menos visualmente revolucionários são impressões (sobre papel
fotográfico) e objetos que produz em edições de algumas centenas, dando àqueles
que não têm acesso aos níveis elevados do mercado da arte a possibilidade de
adquirir um trabalho de um dos mais notáveis artistas do século XX.
Sob todos os
aspectos na sua arte, Richter assumiu uma distância céptica de vanguardistas e
conservadores no que respeita ao que deveria ser a pintura, escolhendo, em vez
disso, testar os limites do que ele como artista poderia criar fora das
convenções formais e do legado ideológico contraditório. O resultado,
paradoxalmente, tem sido a mais completa ‘desconstrução’ dessas convenções e,
ao mesmo tempo, um dos mais convincentes exemplos da renovada vitalidade na
pintura dos finais do século XX e inícios do século XXI.
A produção
artística de Gerhard Richter pode ser inserida em três categorias: figurativa,
isto é, todas as pinturas são baseadas na fotografia ou na natureza;
construtivista, trabalho mais teorético como tabelas de cor, painéis de vidro e
espelhos; e abstrata, quase todo o trabalho realizado desde 1976 exceto
naturezas-mortas e paisagens.
A variedade
no seu trabalho não indica uma falta de interesse pela realidade mas uma grande
confiança ao apresentar modelos diferentes de forma a transmitir isso mesmo. De
fato, a começar pelo seu primeiro trabalho, Richter facilmente combina, nas
suas pinturas, tanto a figuração como a abstração.
Richter tem
um corpo de trabalho importante no campo da pintura, mas fez também peças com
vidros e espelhos além do seu Atlas, uma coleção de imagens fotográficas por
ele recolhidas, sendo que muitas delas serviram de base para as suas pinturas
foto-realistas.
Em 1972, o
trabalho de Richter foi escolhido para representar a Alemanha na Bienal de
Veneza, onde apresentou o trabalho 48 Portraits.
Nesse mesmo ano, participou na Documenta de Kassel na Alemanha, onde expôs
novamente em 1977, 1982 (ganhou o Prémio Arnold Bode) e 1987. A sua primeira
exposição retrospectiva aconteceu no Kunsthalle em Bremen de 1976, onde
apresentou uma seleção de trabalhos realizados entre 1962 e 1974. Em 1988 teve
a sua primeira exposição retrospectiva no EUA no Museu de Arte Contemporânea de
Chicago (itinerou para Washington D.C. e São Francisco).
Richter é
professor na Staatliche Kunstakademie de Düsseldorf, desde 1971. Em 1983, o
artista mudou-se para Colonia, onde reside.
Em 2009, a
sua obra ‘Claudius’, avaliada em R$ 3,6 milhões, foi apreendida pela Receita
Federal do Brasil, no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, São
Paulo, devido a entrada no país com documentos falsos. Em 27 de abril de 2010
foi doada ao Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(Iphan) e, desde então, integra o novo acervo de arte contemporânea do Iphan,
instalado no Paço Imperial no Rio de Janeiro.
Detail of Abstraktes Bilde, which set a new record for the highest price fetched by a work by a living European artist. |
Uma pintura,
óleo em tela, de 1994, intitulada ‘Abstraktes Bild’ foi leiloada, em Outubro de
2012 em Londres, pela leiloeira Sotheby's, por 26,4 milhões de euros, batendo
recordes de venda para um artista vivo.
A obra
pertencia à coleção privada do músico Eric Clapton e foi comprada por um
anónimo, ao fim de uma renhida disputa entre dois candidatos.
Gerhard Richter, Dresden, 2017 |
Fonte: WP
(JA, Out18)
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