quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Quem é a autora do cartaz da Mostra de Cinema de SP



Pôster da 42ª edição do festival de cinema que começa em 18 de outubro, em São Paulo, foi criado pela artista americana Laurie Anderson
Artista Laurie Anderson, em 2013

 O cartaz da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 18 a 31 de outubro de 2018, leva a assinatura e produção da artista multimídia, cantora e cineasta americana Laurie Anderson.
A mostra também recebe a instalação em realidade virtual ‘Chalkroom’, montada em um anexo do CineSesc, na rua Augusta. A instalação já esteve na programação do Festival de Veneza.  
Cartaz da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, assinado por Laurie Anderson
Nela, o visitante pode percorrer várias câmaras, guiado pela narração de Anderson transmitida em um fone de ouvido, enquanto palavras, desenhos e histórias flutuam como inscrições de uma lousa que cobre o ambiente.
O trabalho é somente um dos exemplos do trabalho de vanguarda de Anderson.
Ela foi uma das pioneiras da arte multimídia: começou a realizar performances e instalações, incorporando a tecnologia aos seus trabalhos, em uma época em que nenhuma dessas práticas fazia parte do mainstream artístico. 
Também se tornou uma improvável estrela pop na década de 1980, lançando álbuns musicais e fazendo apresentações que a tornaram uma das primeiras artistas do contexto nova-iorquino em que se fixou a alcançar um certo nível de sucesso comercial.  

https://youtu.be/Vkfpi2H8tOE

Em uma reportagem de 1983 para a New York Times Magazine, o jornalista e crítico Don Shewey escreveu que Anderson ‘personifica tanto o componente de arte visual da performance quando seu aspecto multimídia’.
‘Ela é uma fotógrafa e escultora talentosa e ainda toca violino e instrumentos de teclas em suas performances, fala-cantando em uma voz marota e amigável, sempre traz consigo uma tela gigante como pano de fundo, em que projeta os slides e filmes que suprem a dimensão visual de suas composições’, escreveu Shewey.
Essas obras visuais, produzidas por ela mesma, às vezes ilustram mas quase sempre estabelecem simplesmente uma relação poética com as músicas.
Para o performer americano Tim Miller, artista de uma geração mais jovem do que a de Anderson – para a qual ela já era uma referência – disse em 1983 ao jornalista que Laurie Anderson era importante por ser ‘popular, mas épica; do mundo do espetáculo, mas vanguardista’.
Trajetória
Nascida em 1947 em um subúrbio de Chicago, em uma família abastada, de muitos irmãos, Anderson estudou história da arte na tradicional Barnard College de Nova York, no final da década de 1960. Explorou a escultura e a música antes de se voltar para a performance.
Musicista desde a infância, quando aprendeu a tocar violino, a artista inventou instrumentos, como um violino que substituía o arco convencional por um pedaço de fita de áudio, com o qual compôs canções e peças musicais. 
Sua primeira aparição como artista de performance consistiu em orquestrar uma sinfonia de buzinas de carro em um drive-in com concha acústica. Em outro trabalho da época, a artista tocava violino usando patins acoplados a blocos de gelo. A performance terminava quando o gelo derretia. Uma entre dezenas de jovens artistas de performance em atividade nos EUA da década de 1970, Anderson fez parte do circuito de artistas que participavam de performances coletivas em um espaço em Nova York chamado Kitchen.
A aparição da artista em um evento chamado Nova Convention, um tributo ao escritor William S. Burroughs em 1978, em Nova York, é considerado o ponto de virada de sua carreira. Estavam presentes poetas, como Allen Ginsberg, compositores como John Cage e Philip Glass, nomes do punk como Patti Smith e artistas de performance.
Com um filtro eletrônico que tornava sua voz parecida com o coaxar de um sapo, ela apresentou um monólogo que fazia parte de sua performance ‘United States’.
Inspirada pelos punks com a possibilidade de experimentar com uma banda de rock, Anderson se aproximou cada vez mais do mundo da intermídia, domínio que já vinha sendo explorado por outros artistas interessados em explorar diferentes disciplinas.
Apesar de não ter criado esse modelo, ela o levou para um público maior do que seus antecessores.
As performances, músicas e instalações de Anderson são frequentemente autobiográficas e, segundo o perfil da artista no site Art History, estimulam uma sensação de intimidade com o público, através da voz de Anderson. Seu tom característico é meditativo e calmo.
Apesar disso, seu trabalho frequentemente contém conteúdo político e envolvimento em questões sociais. Possui, além disso, uma estética futurista, próxima da ficção científica.
Influência
Tecnologia + Arte
Inovações tecnológicas são peças-chave do trabalho de Anderson desde a fase inicial de sua carreira, na década de 1970, quando experimentou com diferentes tecnologias de áudio, projeções e iluminação cênica.
Esses experimentos introduziram um novo vocabulário estético nas galerias e espaços de performance americanos. Ela segue inovando com experimentações digitais mais recentes, que envolvem realidade virtual e som binaural.
Performance
 O trabalho de Anderson foi particularmente significativo para o desenvolvimento da performance na arte do século 20.
Na década de 1980, a artista passou a introduzir elementos teatrais – como o cuidado com o cenário, atuação extensamente ensaiada e repetição de apresentações – em um ‘medium’ até então predominantemente espontâneo e ‘faça você mesmo’.
Música Eletrônica
Fusão de eletrônica e jogo de palavras, a música de Anderson se realiza plenamente quando apresentada ao vivo.
Seu uso pioneiro de sintetizadores, vocoders e samples em seus álbuns da década de 1980 exerceu enorme influência sobre a música eletrônica, e são citados com frequência por outros músicos, porque chegaram a tocar em emissoras comerciais de TV e rádio.

Fonte:  Juliana Domingos de Lima    |    Nexo Jornal

(JA, Out18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário