terça-feira, 16 de outubro de 2018

Inspirada em poema de Maya Angelou, Sonia Gomes cria com madeira e tecidos


Masp exibe 30 obras inéditas da artista, que diz ser o momento para tratar de questões raciais
Inspirada em poema de Maya Angelou, Sonia Gomes cria com madeira e tecidos. Foram realizadas neste ano, a pedido do diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa.
‘Sabia que o título da mostra ia suscitar questões. É uma frase muito poética, que serve para qualquer pessoa, porque estamos caindo e levantando o tempo todo diante das dificuldades da vida. Gosto dele pelo momento que estamos vivendo —é a hora de falarmos de questões raciais’, diz a artista.
O ativismo explícito emprestado de Angelou para o nome da exposição aparece de maneira diferente, muito mais sutil, nos trabalhos que estarão na mostra.
Esculturas de Sonia Gomes
'Correnteza', da série Raiz, 2018



Acordes Naturais, 2018

NT,  2018, Escultura de costura, amarrações em tecido, rendas diversas e madeira
'Santa',  2018

Sonia Gomes costura esculturas de próprio punho a partir de pedaços de panos encontrados em brechós ou recebidos do público, que envia os tecidos até do exterior.
Para os novos trabalhos, teve a ideia de conectar os retalhos a troncos de madeira, elemento novo em sua produção. ‘É um trabalho muito orgânico, conectado à natureza’, afirma. Ela diz procurar a abstração em suas peças.
Maya Angelou é conhecida por sua luta pela igualdade racial. Aos 17 anos, foi a primeira motorista negra de ônibus em San Francisco, e na década de 1960 viajou pela África, envolvida com movimentos de independência, além de ter convivido com Malcolm X.
‘Lido com questões poéticas, não sou ativista, de ir para a rua. O ativismo está no próprio trabalho, que carrega muita identidade negra, porque eu sou negra’, afirma a artista de 70 anos.
Sonia nasceu em Caetanópolis (MG) e formou-se em Direito antes de entrar no mundo das artes, aos 45. Alcançou reconhecimento internacional em 2015, quando foi a única brasileira convidada para a 56ª Bienal de Veneza.

Sonia Gomes: ‘Ainda Assim Me Levanto’ 
Quando Abertura: 13 de nov. Até 10 de mar. de 2019. 
Qua. a dom., das 10h às 18h. Ter., das 10h às 20h.
Onde Masp - ​avenida Paulista, 1.578
Preço R$ 35 (R$ 17 meia). Grátis às terças




Fonte: João Perassolo   |   FSP

(JA, Out18) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário