sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Exposição sobre o Egito antigo chega a São Paulo


Mostra que já atraiu mais de 1 milhão de pessoas no Rio inclui uma múmia que data de 700 anos A.C.


Estela funerária de Mekimontu Deir el-Medina XVIII, Dinastia 1550-1295 a.C.


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo se prepara para inaugurar a exposição ‘Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade’, no dia 19 de fevereiro. A mostra, que ocupará seis pisos instituição, contará com 140 itens.

Pieter Tjabbes, um dos curadores da exposição, conta que a múmia a ser exibida data de 700 anos A.C. Trata-se do corpo de uma senhora que se chamava Tararo.

Ela pertencia a 25ª dinastia, que ficou conhecida como Dinastia Núbia, ou Faraós Negros. Eles eram oriundos da Núbia, área que corresponde ao atual Sudão. O corpo da mulher virá acompanhado por um baú-caixão, onde se encontram hieróglifos e pinturas. ‘Eram espécies de fórmulas mágicas, que davam orientações para alma encontrar o corpo mumificado. Um modo lúdico de proteção do espírito contra os perigos da passagem da vida para morte’, explica Tjabbes.

Em cartaz na unidade carioca do CCBB até 27 de janeiro, ‘Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade’ já atraiu mais de 1 milhão de visitantes. ‘Aqui, esperamos pelo menos a metade, 500 mil pessoas’, afirma Claudio Mattos, gerente da instituição em São Paulo. Ele recomenda que os paulistanos agendem suas visitas à exposição para que não sofram com as filas. A pré-venda de ingressos pelo site da Eventim tem previsão de início para 1º de fevereiro.




Outra peça que deve chama atenção do público, acredita o curador, é uma estátua de uma divindade chamada Sekhmet. Ela tem a cabeça de leoa e é associada à guerra. Sua representação em granito tem mais de 2 metros e pesa cerca de 500 quilogramas. Ela tem cabeça de leão, e é associada à guerra. Fará parte do núcleo sobre religião.

Outras seções presentes na exposição serão eternidade e dia a dia. Também haverá por lá a reprodução de um documentário e de uma pirâmide.



Esfinge de Gizé: um dos monumentos egípcios que serão reconstruídos em 3D na exposição sobre o CCBB 


Para quem nunca foi ou conhece pouco do Egito, uma vídeo introdutório no começo da exposição trará projeções tridimensionais de importantes monumentos de lá, a exemplo do templo de Karnak e a esfinge de Gizé.  ‘O legal vai ser ver todas essas construções com as suas cores originais’, conclui Tjabbes, que se prepara para ocupar todos os andares do CCBB São Paulo com a exposição sobre essa civilização








Fonte: Tatiane de Assis  |  Veja SP



(JA, Jan20)


Nenhum comentário:

Postar um comentário