Édouard Manet, 1832-1983 -^- ‘Mlle EG’, 1869-1970 |
Início da
vida
Eva Gonzalès nasceu em Paris
e foi introduzida em sofisticados círculos literários e artísticos desde tenra
idade por seu pai, escritor espanhol, naturalizado francês, Emmanuel Gonzalès.
Em 1865, aos
dezesseis anos, Eva Gonzalès começou sua formação profissional e aulas de arte
em desenho do retratista da sociedade Charles Joshua Chaplin, que também foi
professor de Mary Cassatt. Quatro anos depois, Eva se tornaria pupila de
Édouard Manet, em fevereiro de 1869.
Através das conexões de seu
pai, como presidente fundador da Société des gens de lettres, ela conheceu uma
variedade de membros da elite cultural parisiense e, desde tenra idade, foi
exposta às novas ideias que envolviam arte e literatura na época .
Estudante de
Édouard Manet
Eva Gonzalès é mais conhecida
por ter sido aluna de Manet.
Tal como seu professor Manet,
Eva nunca exibiu seus trabalhos com outros pintores impressionistas nas
controversas exposições de Paris, mas ela é considerada membro importante do
grupo devido ao seu estilo. Eva foi a única aluna formal de Manet e
frequentemente modelou para diversos pintores da escola impressionista.
Dizem que Manet pintou o
retrato dela de uma só vez, concluído em março de 1870, e exibido
como ’Mlle EG’, no Salão de Paris naquele ano.
Infelizmente, seus trabalhos de
estreia apresentados no Salon, também em 1870, foram ofuscados pela presença do retrato de Manet.
No retrato Manet apresenta Eva trabalhando em um cavalete, mas sua postura
rígida e seu vestido caro, são claramente impróprios para a criação de obras de
arte.
Essa representação dela
provavelmente fez com que alguns críticos a percebessem simplesmente como uma
modelo jovem e decorativa, que estava trabalhando com um pintor masculino
estabelecido.
‘Mlle EG’, de Manet, foi discutido mais do que a obra de Eva Gonzalès
em sua própria retrospectiva de 1885, e na exposição de Galerie Dabe, em 1950.
O estilo de Eva se alinha
muito ao do período espanhol de Manet. Pequenas mudanças foram feitas ao longo
dos anos, pois suas formas de arte consistiam em disciplina com uma paleta
sóbria. Os assuntos que ela escolheu usar eram uma representação da vida
cotidiana, que foi profundamente decorrente da orientação de Chaplin.
EG, Retrato de Jeanne Gonzalès, 1869-1870 |
Durante 1871, Manet
buscou a incorporação das cores mais brilhantes e superfícies ativas dos
impressionistas em seu trabalho. Enquanto isso, Eva Gonzalès decidiu manter os
esquemas de cores neutras, e os contornos precisos dos anos sessenta, deixando
seus tons pastel em tons mais suaves, criando uma paleta mais clara para trabalhar.
O trabalho de Eva pode não
ser considerado inovador, mas ainda possui charme e um senso de expressão
pessoal sincera, que lhe confere um valor significativo.
Apesar de associar-se à aluna
de Manet, seu trabalho ainda carrega significado, e progride numa direção que
se alinha perfeitamente com seu temperamento.
Fonte: WP e Dvs
(JA, Jan20)
Weeeee
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