sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Carl Larsson, do Realismo ao Modernismo




Karin, sua esposa e filha Suzannah, 1885


Carl Larsson nasceu em Estocolmo, Suécia, em 28 de maio de 1853Pintor e designer, que bebeu do Realismo da Escola Barbizon e do Modernismo, em partes iguais.

Após vários anos trabalhando como ilustrador de livros, revistas e jornais, mudou a sua residência para Paris, onde passou vários anos pintando, sem muito sucesso.

Em 1882, quando vivia em Grez-sur-Loing, uma colônia formada por artistas escandinavos nos arredores de Paris, conheceu a também pintora Karin Bergós, que se tornaria sua esposa.

Esse fato marcou uma virada na vida do artista. Em Grez ele pintou algumas de suas obras mais importantes, principalmente em aquarela, com um estilo muito diferente da técnica que ele usara em suas pinturas a óleo.

Cativou a época com a ternura que invocam as suas grandes ilustrações, nas quais representou a sua esposa, e os sete filhos que teve com ela: Suzanne, Ulf, Pontus, Lisbeth, Brita, Kersti e Esbjörn.



Lisbeth representa a princesa ruim em ‘O Pássaro Azul


Essas crianças chegaram a ser tão populares que quase viraram personagens,  com identidade própria da arte de então.

O seu principal objetivo como artista era representar o lado gentil da vida, depois de toda uma época de dificuldades: cenas cotidianas, carregadas de ternura e aconchego, de sua esposa com seus filhos, as crianças brincando, os verões na praia, interiores do lar, etc.


No estúdio

O estilo pessoal de decoração de Karin e Larsson resultou numa maneira completamente diferente do tradicional, para compor, estruturar uma casa. 

Eles foram considerados verdadeiros designers, à frente de seu tempo, utilizando cores quentes, interiores cheios de luz, pratos simples e outros detalhes, que contrastavam com o estilo escuro, ornamentado e vitoriano de outras casas da mesma época.

A sua existência plácida e tranquila em família, foi traduzida em diferentes álbuns que publicou, com grande sucesso de vendas por toda Europa.

Morreu em Falun, em 22 de Janeiro de 1919.





Fonte: Trianarts



(JA, Out19)

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário