O engenheiro francês Pascal
Cotte, fundador da Lumiere Technology, examinou a famosa
pintura renascentista de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, com uma máquina de sua
invenção, revelando segredos e mistérios amplamente debatidos sobre a obra.
Mona Lisa, também conhecida
como A Gioconda, La Joconde em francês, ou ainda Mona
Lisa del Giocondo, é provavelmente a obra de arte mais comentada do mundo.
Atualmente exibida no Museu Louvre, em Paris (França), depois de séculos de
existência, a pintura não poderia, naturalmente, estar intocável ou exatamente
igual era quando foi criada pelas mãos do gênio multe especialista da Vinci.
Entra em cena Cotte, que
criou uma câmara multiespectral de 240 megapixels que utiliza 13 comprimentos
de onda de luz, do ultravioleta ao infravermelho, para gerar imagens que ‘descascam’
séculos de alterações e desgastes em pinturas, revelando seu aspecto original.
Usando a câmara em Mona Lisa,
o engenheiro foi capaz de lançar luz sobre a forma como o artista trouxe a
figura pintada à vida, e como ela parecia à Vinci e seus contemporâneos. Com
isso, 25 segredos de ‘Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo’ (o
nome oficial da pintura) foram expostos.
As novidades
No original, a pintura parece
um pouco diferente do que é agora, explica Cotte. ‘O rosto de Mona Lisa parece
um pouco mais largo, o sorriso é diferente e os olhos são diferentes’, diz. ‘O
sorriso é mais acentuado, eu diria’.
Um zoom de aproximação ao
olho esquerdo de Mona Lisa revela uma pincelada única na região da sobrancelha.
O fato do quadro, hoje, não apresentar nenhuma sobrancelha era ilógico, segundo
Cotte. A verdade finalmente veio à tona: Mona Lisa tinha, sim, um traço acima
dos olhos.
Outro dilema é a posição do
braço direito da Mona, que se encontra transpassado pela sua barriga. Esta foi
a primeira vez que um pintor posicionou um braço e punho dessa forma. Enquanto
os outros artistas nunca entenderam tal raciocínio de da Vinci, ele foi copiado
mesmo assim.
O que Cotte descobriu foi um
pigmento atrás do pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento
de uma ‘capa’ pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição
fazia sentido: o antebraço e punho seguravam um lado de um ‘cobertor’. ‘O pulso
da mão direita está erguido sobre a barriga, e isso não parece lógico. Mas se
você olhar a imagem profundamente no infravermelho, você entende que é porque
ela tem um pano na mão’, conta Cotte.
As imagens de infravermelho
também revelaram desenhos preparatórios de da Vinci, que estão por trás de
camadas de verniz e pintura, mostrando que o homem do Renascimento também era
humano. ‘Se você olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo
que ele desenhou, e depois mudou de ideia’, afirma Cotte. ‘Mesmo Leonardo da
Vinci tinha hesitação’.
Cotte também descobriu um
laço no vestido de Mona Lisa, e que o cobertor sobre os joelhos de Mona Lisa
também cobre sua barriga.
Quanto a alterações, foi
descoberta uma alteração na posição do indicador esquerdo e uma no dedo médio.
O cotovelo também foi reparado, devido a danos causados por uma pedra atirada
na pintura em 1956. Por fim, Cotte notou que um dedo da esquerda não foi
completamente terminado.
Cotte também argumenta que,
na região da cabeça de Mona, onde há um véu, da Vinci pintou primeiro a
paisagem, e só depois usou técnicas de transparência para pintar o véu em cima.
Outra descoberta é que a
marca de mancha no canto do olho e do queixo de Mona Lisa são acidentes de
verniz, o que contraria afirmações/suposições de que Mona Lisa estava doente no
momento da pintura. Mais uma especulação que foi descartada é de que Mona Lisa
foi pintada em uma placa de choupo sem cortes.
Cotte explica que olhar para
a imagem ampliada em infravermelho de Mona Lisa deixa transparecer sua beleza e
mistério. ‘Se você está na frente deste alargamento enorme de Mona Lisa, você
entende instantaneamente porque é tão famosa’, conta. ‘É algo que você tem que
ver com seus próprios olhos’.
Mona Lisa hoje |
Fonte: Natasha Romanzoti | HC Hypescience
(JA, Jul19)
macarao com salsicha
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