terça-feira, 24 de dezembro de 2019

O legado da Art Nouveau – Exposição é atração em SP neste fim de ano



Em exibição no Centro Cultural Fiesp a mostra reúne obras de Alphonse Mucha, ícone da Belle Époque, com entrada gratuita




A exposição ‘Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau’, que homenageia o ícone máximo desse movimento e está em cartaz no centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313) é uma das atrações culturais em São Paulo neste fim de ano. Com entrada gratuita, a mostra que traz a maior coletânea do artista tcheco já exibida no Brasil, pode ser conferida de terça-feira a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 10h às 20h. O endereço permanecerá fechado nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01.


Poster for Gismonda
Ao longo de quatro ambientes, a mostra exibe 100 obras cedidas pela Fundação Mucha. As peças estão divididas em seções. Em Mulheres: Ícones & Musas o público confere o ponto alto da trajetória do artista. O espaço reúne pôsteres dos memoráveis espetáculos de Sarah Bernhardt no Teatro Renaissance, anúncios de marcas de cerveja, cigarros, lança-perfumes, e outras dezenas de artigos igualmente referendados pelo toque de Mucha – como caixas de biscoito, embalagens de perfume e capas de livro.

Os núcleos O Estilo Mucha – Uma Linguagem Visual e Beleza – O Poder da Inspiração revelam um pouco das mensagens ocultas em sua obra. Criado em uma nação que lutava pela independência – na época, a República Tcheca vivia sob o domínio do Império Austro-Húngaro –, o artista, desde jovem, cultivou o desejo da libertação do povo eslavo. Analisando os seus desenhos, é possível observar a presença constante de elementos dessa cultura, como figurinos e artigos decorativos do folclore eslavo, formas geométricas, curvas, adereços e a quase ausência de profundidade que remetem à arte bizantina. Era evidente a intensão do artista em aproveitar a reputação conquistada no então centro cultural do mundo para divulgar a força da civilização eslava.

Essas gravuras são também um ensaio daquilo que geraria a obra-prima de Mucha: A Epopeia Eslava, série de 20 quadros gigantes produzida ao longo de quase duas décadas e que representam o ponto máximo dessa missão. Como essas obras são muito frágeis para viajar, são exibidas por meio de uma instalação digital na exposição. Instaladas em um palácio localizado próximo à cidade natal do artista, esses quadros não integram o catálogo da exposição.




Por fim, a seção O Legado do Estilo Mucha reúne alguns dos nomes representativos da influência do artista. Do Japão, destaques para Nanase Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi, fundadoras do grupo CLAMP e autoras de títulos conhecidos mundialmente, como Cardcaptor Sakura e as Guerreiras Mágicas de Rayearth. Da Coreia do Sul, a mostra traz desenhos de Ko Yasung, ilustrador das HQs Stigmata e The Innocent; Rhim Ju-yeon, conhecido pelos títulos President Dad e Ciel: The Last Autumn Story, e de outros ilustradores contemporâneos.



Sarah Bernhardt as La Princesse Lointaine



Sucesso mundial

As obras da exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau pertencem à Fundação Mucha, administrada pelos herdeiros do artista e localizada em Praga, na República Tcheca. Ao longo dos últimos anos, essas obras foram temas de mais de 40 exibições pelo mundo, atraindo mais de 4 milhões de visitantes.

Em 2018, sete cidades receberam a retrospectiva, incluindo Copenhague, Nova Iorque, Madrid e Paris. Na capital francesa, foi registrado o recorde de público em toda a sua história: mais de 340 mil pessoas foram ao Museu de Luxemburgo contemplar as obras de Mucha. A mostra também tem colhido sucesso da crítica por onde passa.


O Artista




Nascido em Ivančice, atual República Tcheca, Alphonse Mucha (1860-1939) teve uma carreira de muitas façanhas. Pioneiro na arte publicitária, consagrou na Paris da Belle Époque um estilo marcado pela sutileza e pelo perfeccionismo que se tornaria símbolo da era de ouro da cultura francesa. Hoje, passados 80 anos de sua morte, continua a influenciar artistas no mundo todo e mantém sua herança viva em ilustrações contemporâneas, como observada no universo dos HQs e dos Mangás.


Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau
Quando: de 18 de setembro a 26 de janeiro de 2020
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, 10h às 20h
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Entrada gratuita.
Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br



Fonte:  Guia Indicas




(JA, Dez19)




Nenhum comentário:

Postar um comentário