quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Tatsuo Horiuchi - Artista japonês que cria telas usando apenas o Excel



          Tatsuo Horiuchi ‘pinta’ paisagens com programa usado para gerenciar planilhas

Para muitos usuários, dominar algumas funções do programa de planilhas da Microsoft, o Excel, leva um certo tempo. Imagine então desenhar uma árvore ou uma paisagem no Excel? O artista japonês Tatsuo Horiuchi, de 77 anos, não apenas consegue desenhar uma porção de objetos no software como também produz pinturas completas com ele.
O trabalho de Horiuchi é colorido e detalhado, parecendo à primeira vista algo impossível de se realizar em um software cujo foco são números e cálculos. O artista, entretanto, utiliza ferramentas de criação de gráficos e formas simples existentes no software e que permitem um desenho livre. Com comandos de cor, ele preenche as formas e aplica efeitos como degradé e sombreado.



          Nesta imagem, obra em execução dentro do Excel


Horiuchi imprime o resultado em folhas grandes, que depois junta para formar uma tela. Sua casa em Nagano, no Japão, traz algumas de suas obras na parede.
Quando se aposentou, em 2000, Horiuchi estabeleceu a meta de aprender a pintar com seu computador. Ele optou pela tecnologia como maneira de não gastar dinheiro com tinta nem ter de preparar o material com água, segundo relatou ao programa de TV americano Great Big Story. Como ele mesmo admite, foi esse jeito “avarento” que o levou a usar o Excel, programa disponível gratuitamente em seu computador.
   
               Tatsuo Horich optou pelo Excel porque o programa é gratuito. 

Sua especialidade são paisagens rurais do Japão: seus quadros trazem cachoeiras, serras, florestas, lagos e árvores floridas. Depois que Horiuchi levou o primeiro lugar em um concurso de arte no Excel, seu trabalho começou a ficar mais conhecido. Um museu na cidade de Tatebayashi adquiriu algumas de suas obras para exposição.
Em seu site, ele dá dicas de como criar objetos no Excel, como uma tulipa ou o Monte Fuji.

Texto: Camilo Rocha   |   =Nexo


(JA, Dez17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário