terça-feira, 5 de julho de 2022

Colosso de Rodes

 


Ficava na entrada do porto de Mandraki, na ilha grega de Rodes.  Foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.  

O Colosso de Rodes foi construído pelo escultor grego Carés de Lindos. A proposta era homenagear titã, deus do Sol da mitologia grega, Hélios, para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C.

Segundo relatos antigos, os quais diferem em algum grau, a construção começou em 292 a.C. e descreve que foi construída uma estrutura com barras de ferro onde placas de latão foram fixadas para formar a ‘pele’ da estátua.

O interior da estrutura, que estava em um pedestal de mármore branco de 15 metros de altura, perto da entrada do porto de Mandraki, foi preenchida com blocos de pedra, conforme a construção foi progredindo. Outras fontes colocam o Colosso em um quebra-mar no porto.

De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, o Colosso tinha aproximadamente 70 côvados, ou 33 metros - altura aproximada da Estátua da Liberdade (dos pés à coroa), o que o tornava uma das mais altas estátuas do mundo antigo.

Grande parte do ferro e do bronze utilizado na sua construção, foi obtido das várias armas que o exército de Demétrio deixou para trás, após reforjadas.

As porções superiores foram construídas com a utilização de um grande rampa de barro. Durante a construção, os trabalhadores acumularam montes de terra nas laterais do colosso. Após a conclusão, toda a terra foi removida. A estátua foi concluída em 280 a.C, doze anos após o início da obra.

Existiu por 54 anos, até 226 a.C, quando um terremoto devastador a quebrou, na altura dos seus joelhos, e ela desabou.  Nunca foi reconstruída.  

A história nos deu muitas representações artísticas do Colosso, mas sua localização exata em Mandraki ainda permanece um mistério.

 


Fonte: WP

 

(JA, Jul22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário