terça-feira, 13 de abril de 2021

Vicente Caruso, o pintor das ‘pin-ups’ paulistas

Vicente Caruso, 1912-1986, nasceu na cidade de São Carlos. Morou por muitos e muitos anos na Aclimação e no Ipiranga, mas tinha seu ateliê na Rua Augusta.

Vicente foi o grande responsável por adaptar o estilo americano ‘pin-up’ para a realidade brasileira. Seu trabalho ficou famoso por aparecer em calendários de grandes marcas entre os anos de 1940 e 1970. Uma de suas obras mais notáveis, fica por conta das pin-ups do IV Centenário da cidade de São Paulo.

Um pequeno registro sobre as pin-ups fica por conta de que elas foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial, e estampavam calendários que eram carregados pelos soldados. Combinando inocência e volúpia, elas passaram a ocupar as casas e estabelecimentos comerciais brasileiros anos mais tarde.                     

 




           

Além das pin-ups, Caruso também pode ser considerado um ‘famoso anônimo’. É dele uma linda pintura, uma figura de Cristo, que muitos brasileiros exibem em suas casas até os dias de hoje.

 

‘Complacência’, obra mais conhecida de Vicente Caruso 

 

Esse cenário, claro, se deve pela ‘pirataria’, já que muitas pessoas imprimem e excluem a assinatura do pintor de suas obras, e vendem essa reprodução artística sem a autorização e remuneração aos herdeiros.    

 

Fonte:   Abrahão Oliveira, São Paulo In Foco   |   Pintores Caruso


 

(JA, Abr21)

 





Um comentário: