quarta-feira, 18 de julho de 2018

As cidades de peças eletrônicas feitas por este fotógrafo alemão



Em novo trabalho premiado, fotógrafo Heiko Hellwig troca arquitetura urbana pela de computadores

Vistas de cima são como as metrópoles do futuro, tal como imaginadas pela ficção científica: com grandes prédios, avenidas movimentadas e luz neon. De perto, apenas tralha tecnológica que, no passado, integrou o núcleo de computadores e videogames.
O trabalho artístico ‘Silicon Cities’ (uma referência ao Silicon Valley, o Vale do Silício, na Califórnia, terra das grandes empresas americanas de tecnologia) é uma série feita pelo alemão Heiko Hellwig, de 58 anos. O fotógrafo diz ter coletado peças de placas, circuitos impressos, semicondutores e transistores para criar suas maquetes eletrônicas.
Nele, Hellwig deixou a arquitetura das cidades, seu maior objeto de interesse, e voltou-se a uma arquitetura de outra ordem, a de computadores.
Segundo o autor do trabalho, que em junho de 2018 se tornou um dos vencedores na categoria ‘Belas artes / Abstrato’ do prêmio de fotografia francês Px3, a série ‘explora e revela o núcleo da nossa sociedade digital’, que ‘não compreende mais os caminhos que a informação está tomando’.
Ou ainda dialoga com as peças que dão vida aos computadores, as quais embora sejam detalhadas, são poucos compreensíveis; são belas e assustadoras ao mesmo tempo, diz ele. ‘Elas não revelam facilmente as informações que armazenam e transportam, mas as escondem dentro de sua arquitetura digital’.
Segundo a Wired, Hellwig  fez as imagens em seu estúdio, em Stuttgart, com uma câmera sobre uma escada, filtros coloridos (vermelho e verde) e algumas horas de retoque no Photoshop.
Veja algumas das obras da série:









Fonte: Murilo Roncolato    |    =Nexo


(JA, Jul18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário